Bancada do RN e reitores se reúnem com ministro da Educação contra cortes de orçamento nas universidades
Campus da UFRN

Reitores das universidades federais do Rio Grande do Norte e parlamentares que integram a bancada do Estado no Congresso Nacional mantiveram audiência nesta segunda-feira, 20, com o ministro da Educação, Abraham Weintraub.

O contingenciamento suspendeu repasse de R$ 7,4 bilhões nas despesas discricionárias (as não obrigatórias, que excluem salários e aposentadorias) das universidades federais, segundo anúncio feito por Weintraub.

“Não existe crescimento do país, sem investimentos na educação. Não faço parte de nenhum viés ideológico, mas sou solidário à causa. Nossas instituições do RN são extremamente sérias e promovem a melhor educação para nossa população”, destacou o deputado federal Fábio Faria (PSD), que acompanhou os reitores na audiência com o ministro da Educação.

Participaram os reitores Ângela Maria Paiva Cruz (UFRN), Wyllys Abel Farkatt Tabosa (IFRN) e José de Arimateia (UFERSA).

O Ministro ouviu os pleitos, explicou a necessidade do contingenciamento imediato e garantiu que vai estudar a melhor forma para não prejudicar as instituições.

33740548008 24b52d6227 z 300x200 - Bancada do RN e reitores se reúnem com ministro da Educação contra cortes de orçamento nas universidades

Orçamentos encolhidos

Os campi federais já vêm sofrendo encolhimento orçamentário ao longo da década.

Os recursos destinados a custeio e investimentos, por exemplo, caíram 25 por cento no ano passado em relação a 2017.

Em relação a 2014, o encolhimento dos recursos de custeio (limpeza, segurança, manutenção etc.) foi de 20%. Já os investimentos caíram mais de 80% em relação ao mesmo ano.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Fechar Menu