Quem é esse jovem virtual?, questiona pesquisa do Portal Educacional
Quem é esse jovem virtual?, questiona pesquisa do Portal Educacional

O Portal Educacional, coordenado pelo psiquiatra Jairo Bouer, realizou estudo com 10,5 mil alunos de escolas particulares de todo o país, na faixa entre 13 a 17 anos, com o objetivo de responder a inquientantes questões:

Até que ponto a exposição na internet é prejudicial aos jovens? E quais são as conseqüências dos relacionamentos criados entre adolescentes através da troca de mensagens via computador?

O resultado está contido no estudo Este Jovem Brasileiro, revelando que há muito ainda a ser discutido e entendido no comportamento dos jovens a partir das experiências de relacionamentos virtuais.

“A internet exige uma série de cuidados e limites que não estão muito claros, nem para os próprios jovens, nem para os pais e professores”, comenta Jairo Bouer.

Ele adverte, porém, que não é o caso de impor limites e controlar a vida dos jovens na Internet, mas sim mostrar os riscos que existem.

“É importante que eles próprios aprendam a criar seus filtros e a lidar com essas situações de uma forma mais segura e responsável”, diz Bouer.

Os números

A pesquisa revelou que 60 dos jovens costumam usar a web como forma de conhecer pessoas. Já 27% usaram as redes sociais para tanto e 38% já fizeram amigos na Internet que trouxeram para a vida real. Um dado merece atenção dos pais, pois 25% dos alunos já “ficaram” com pessoas conhecidas por meio da rede.

Mesmo conscientes dos perigos de marcar um encontro com alguém desconhecido, pois 97% dizem não confiar logo de cara em quem conhecem pela rede, o comportamento é cada vez mais comum, afinal 44% admitem a possibilidade de marcar encontros reais.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Fechar Menu