Proteção de crianças na Internet tem ação de Youtubers
Proteção de criança na internet

Proteção de crianças na Internet ter ação de Youtubers é uma notícia boa. Acima de tudo, porque isso revela que enquanto pontificam os anjos do mal, também reagem os anjos do bem. Segundo o projeto do youtuber Wesley Alves, o objetivo é alertar crianças com ensinamentos visando lhes proteger dos indivíduos de má fé.

Luz na infância

É preciso registrar, antes de tudo, que, sob a égide do poder público, desde 2017 funciona o programa Luz na Infância. A saber, ele é desenvolvido pelo Ministério da Justiça e da Segurança Pública. Mas, tem a parceria das polícias civis brasileiras.

Como resultado, as ações conjuntas dos órgãos envolvidos contabilizam mais de 1.100 mandados de busca e apreensão. Nesse sentido, os alvos são suspeitos de pedofilia na Internet. Como fruto das ações investigativas, 546 pessoas foram presas.

Pedofilia na Internet

A criminalidade de uma maneira geral é crescente na Internet. A fim de acompanhar esse crescimento, legisladores têm quebrado a cabeça para atualizar as leis de combate ao crime virtual.

Conforme pensam os especialistas no assunto, não basta apenas melhorar a legislação. Juntamente com essas providências, tem de haver um árduo trabalho de conscientização e de alerta. Nesse sentido, o público infantil tem de ser priorizado.

O problema é que o comportamento do pedófilo, de caráter desviado, se configura por um fascínio sexual constante por crianças. “A pedofilia é um fenômeno fora dos padrões comuns toleráveis pela sociedade”, diz Martinelli. Daí, ser vital a proteção de crianças na Internet.

Quebrando o silêncio

Com o objetivo de prevenir as crianças contra pedófilos, o youtuber Wesley Alves idealizou o projeto Quebrando o Silêncio. Com a finalidade de expor seus conselhos, Alves realiza palestras nas escolas públicas do sul de Minas Gerais.

Dessa forma, ele difunde a prevenção contra a violência e o abuso contra crianças e adolescentes. Com efeito, suas palestras sobre o abuso infantil educam sobre meios de prevenir atos de abuso.

Incidência

De acordo com o Departamento Estadual da Criança e do Adolescente, há dados alarmantes. Conforme as informações, 84% dos pedófilos que acessam conteúdo sexual infanto-juvenil podem praticar o estupro de vulnerável. Para isso, somente é preciso que tenham oportunidade.

Os primeiros contatos entre o pedófilo e a criança, atualmente, ocorrem por meio das redes sociais, segundo a maioria dos casos. Aos poucos, eles vão ganhando a confiança das crianças, até conseguir um encontro presencial. É a oportunidade para cometerem o crime sexual que têm em mente.

Controle

Na opinião da maior parte dos especialistas, é fundamental que os parentes exerçam o controle sobre o acesso à rede. Para isso, é preciso que haja a devida configuração de privacidade nos computadores, evitando os contatos criminosos.

Mas, não há nada mais importante que a conscientização das crianças. Principalmente visando cientificá-las dos perigos existentes na Grande Rede. E, da mesma forma, no mundo real. E, quando necessário, procurar a ajuda das autoridades, sempre necessárias.

Palestras

Enfim, recorrer a palestras de gente envolvida no trabalho de conscientização de crianças e adolescentes. Exatamente como é o caso do Wesley Alves, que, além de tudo, vive viajando pelo Brasil compartilhando conhecimento sobre o assunto.

Portanto, quanto mais informação, mais consciência e mais possibilidade de resistência ao assédio dos pedófilos. Em suma: fortalecer o conhecimento das crianças sobre os perigos que lhes cercam é a melhor forma de prevenir. Afinal de contas, consertar o crime é tarefa muito dolorosa e bastante difícil.

Aqui, neste espaço, o deputado Fábio Faria tem sempre postado matérias que visam, primordialmente, conscientizar. Para o parlamentar, esse trabalho de conscientização corre paralelamente ao que desenvolve no Congresso, na criação de leis. Acompanhe as postagens do parlamentar. E conheça, clicando aqui, o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Fechar Menu