Fruticultura do Rio Grande do Norte chega à China

Fruticultura do Rio Grande do Norte acaba de fechar negócio com a China. Trata-se do maior mercado consumidor do mundo, com quase um bilhão e quatrocentas mil pessoas. Segundo comemora o deputado Fábio Faria (PSD-RN), “um excelente acordo, sustentado por nossos empresários, em favor da economia do estado, ”.

Conforme preveem os empresários, o negócio deve gerar em torno de 10.000 empregos diretos. A fruta a ser exportada é o melão, um dos líderes da pauta potiguar de exportação. O melão do RN já é exportado para Inglaterra, Holanda, Alemanha, Itália, Portugal, Espanha, Chile e Argentina.

2020

De fato, os embarques do melão rumo ao mercado chinês só vão começar em fevereiro do próximo ano. Contudo, a partir daí, a tendência é de aumentar o volume de exportações do produto. É, nesse sentido, a previsão dos órgãos representativos dos empresários rio-grandenses-do-norte.

De acordo com o produtor Luiz Roberto Barcellos, as negociações duraram cinco anos. Barcellos preside a Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas). E, ainda, a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Fruticultura do MAPA.

Nesse tempo, temores chineses com relação à mosca das frutas foram afastados, já que o RN é livre da praga. Barcellos, além dos cargos relacionados, preside, também, o Comitê Executivo de Monitoramento da Mosca das Frutas (Coex). De resto, o solo arenoso local permite controlar a quantidade adequada de nutrientes na terra, o que melhora a produtividade da fruticultura do Rio Grande do Norte.

Outros negócios

Durante as negociações, foram sugeridas outras oportunidades de negócios entre Brasil e China. Nesse sentido, há interesses comuns manifestados sobre energias renováveis, agricultura, indústria, transporte, infraestrutura urbana, entre outras pautas.

“Isso quer dizer que os empresários do Rio Grande do Norte estão trabalhando com afinco para dinamizar o setor”, comentou Fábio Faria. Na opinião do parlamentar, “a repercussão desse trabalho é positiva, no estado, gerando otimismo sobre novos negócios com o exterior”.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Fechar Menu