O Ministério da Educação decidiu liberar verbas para a UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte). Segundo o órgão, os recursos irão beneficiar um núcleo integrado de pesquisa e inovação tecnológica. Incluem-se, as verbas para a UFRN, num investimento total que vai favorecer 96 construções em andamento. Dirigentes do MEC falam em obras que ‘beneficiem estudantes e sejam fontes de potenciais recursos’.

Pesquisa universitária

Importante anotar que as universidades públicas brasileiras, entre elas, a UFRN, de acordo com os números, contribuem com 95% das pesquisas científicas, no país. Esses números estão conforme os dados extraídos da produção científica brasileira registrada na base de dados internacionais da Web of Science. Num quadro de 190 países, o Brasil ocupa a 13ª posição na produção científica global. Onde, como se percebe, as universidades públicas têm papel de grande relevo.

Inovação tecnológica

No caso das verbas para a UFRN, importante destacar a inovação tecnológica como destino, segmento vital para o Brasil. Afinal, num mundo altamente competitivo como o atual haverá de vencer países que investirem em novas tecnologias. “Portanto – comenta Fábio Faria – com a decisão, o MEC revela entender bem essa questão, beneficiando a nossa produtiva UFRN”, comenta Fábio Faria.

Diálogo

Manter diálogo permanente com os reitores é a garantia, de acordo com o secretário de Educação Superior do MEC, Arnaldo Lima. Porque “o objetivo é potencializar as obras que beneficiem os estudantes e sejam fontes potenciais de recursos”, explicitou.

Remanejamento

Segundo explicações dadas pelo ministério, as verbas agora liberadas para universidades vêm de remanejamentos, e não de descontingenciamentos. Por isso, são recursos novos não previstos para o fim.

UFRN

A Universidade do Rio Grande do Norte, nome original, foi oficialmente instalada em 18 de dezembro de 1960. Contudo, foi criada em 25 de junho de 1958, por lei estadual. A federalização ocorreu em 18 de dezembro de 1960. As principais unidades de ensino formadoras da UFRN foram as faculdades de Farmácia e Odontologia, de Direito, de Medicina, e a Escola de Engenharia.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Fechar Menu