Com baixa vigilância dos usuários, Brasil ocupa 2º lugar no mundo em crimes virtuais

Conte nos sua história 300x229 - Com baixa vigilância dos usuários, Brasil ocupa 2º lugar no mundo em crimes virtuaisCom quase 250 milhões de aparelhos em operação, o Brasil se transformou na pátria dos smartphones. E também dos crimes cibernéticos – o segundo, no mundo, em casos de condutas delituosas virtuais, de acordo com relatório da Norton Cyber Segurity.

Os ataques orquestrados na web atingiram em 2017 mais de 62 milhões de brasileiros, causando prejuízos de US$ 22 bilhões. Somente China registra volume superior de crimes cibernéticos, contabilizando ano passado prejuízos acima de US$ 66 bilhões.

O ambiente fértil para golpes se dá, segundo a Norton Cyber, na combinação de sensação de impunidade (especialmente por quem pratica os crimes utilizando dispositivos móveis) e a baixa vigilância por parte dos internautas brasileiros.

Mais da metade dos usuários da internet no país (algo em torno de 60%) compartilha senhas.

Mais: 34% escrevem suas informações em um pedaço de papel. Outros 24% usam a mesma senha para todas as contas. E – pasme – 18% dos entrevistas na pesquisa da Norton Cyber revelaram que já compartilham a senha na internet de sua conta bancária com outra pessoa.

Como se proteger?

A maior parte dos crimes cibernéticos atinge usuários de smartphones – onde 72% dos brasileiros fazem compras, muitas vezes utilizando Wi-Fi público, e compartilham dados de suas senhas bancárias.

E também no smart que ocorrem os golpes via serviço de WhatsApp, que se tornaram a principal ferramenta para hackers no país.

Os especialistas aconselham: para se proteger, e utilizar a web de forma mais segura, é preciso tomar cuidados elementares, entre os quais evitar o uso de redes públicas, modificar sua senha constantemente, não usar a mesma senha em todos os sites, não instalar nenhum software sem ter certeza da procedência e não abrir e-mails de desconhecidos.

Esses cuidados, segundo eles, blindariam os usuários em 80% dos casos.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Fechar Menu