Como prevenir que seu filho seja alvo do cyberbullying?

ciber crimes 3 300x169 - Como prevenir que seu filho seja alvo do cyberbullying?O Brasil é o segundo país com mais casos de bullying virtual contra crianças segundo pesquisa realizada pelo Ipsos em 28 nações. Dos 20.793 pais entrevistados aqui, 30% responderam que seus filhos já foram alvos de bullying.
Detalhe: a média global apurada pelo Ipsos é de 17%.
A pergunta que muitos pais se fazem é: como é possível prevenir que os filhos sejam alvos do bullying – e em especial de sua versão cibernética, que atinge mais público e prorroga o constrangimento?
Eis algumas dicas reunidas por especialistas:
Falar é preciso – As crianças devem saber o que é o Cyberbullying e sobre as suas consequências negativas e sobre a vida online.
Escutar também – Encoraje seu fiho a partilhar consigo qualquer situação que não o faça sentir confortável.
Muita atenção! – Pais devem alertar os filhos para os perigos da utilização das plataformas digitais, mostrando exemplos reais desses perigos.
E muito sigilo – É preciso ensinar os filhos a nunca colocar informação pessoal online (nomes, endereço, situações particulares da vida em família).
Fique de olho! – Pais devem monitorar os acessos das crianças e dos adolescentes, tolhen do um pouco de sua privacidade sim, mas em nome da proteção.
No controle – Uma alternativa que os pais podem e devem lançar mão é das opções de controlo parental disponíveis nas plataformas digitais.
Olá amiguinhos virtuais – Assim como acontece com os amigos “reais”, os pais também devem conhecer os “amigos digitais” do seu filho – reveja a lista com ele, pergunte-lhe quem são e como os conhece.
Sem esconderijos – País devem instalar os computadores em locais comuns (salas, corredores), evitando o esconderijo dos quartos.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Fechar Menu