Marca Maxmeio
PSD

Comissão aprova relatório de Fábio Faria e rejeita plebiscito sobre horário de verão16.09.2015

O Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 541/2011 propõe a realização de plebiscito sobre a adoção do horário de verão em determinadas regiões do Brasil. Relator da proposta na Comissão de Minas e Energia (CME), o deputado federal Fábio Faria (PSD/RN) se posicionou contrário à consulta popular sobre o assunto, por considerar que este tem sido um valioso instrumento de uso eficiente e racional da energia elétrica, e tem ajudado o País a garantir a sua oferta de forma mais contínua e segura. O relatório foi aprovado por unanimidade em reunião da CME na manhã desta quarta-feira (16).

“A redução do consumo de energia no horário de pico durante os meses do horário de verão, normalmente de outubro a fevereiro, gera outros benefícios ao setor elétrico, além da economia de energia. Quando a demanda diminui, as empresas que operam o sistema conseguem prestar um serviço melhor ao consumidor, porque os troncos das linhas de transmissão ficam menos sobrecarregados”, justifica Fábio Faria.
 
Nos últimos anos, a redução média da demanda tem se situado em torno de 5 % e, segundo o Ministério de Minas e Energia, isso tem evitado novos investimentos da ordem de R$ 2,75 bilhões a cada ano, na construção de usinas geradoras de energia, num montante total de cerca de 2.100 MW por ano. “Estes resultados expressivos demonstram a importância da medida para o Setor Elétrico e para o País”, completa o deputado.
 
A proposta ainda será analisada pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Finanças e Tributação, e Justiça e Cidadania. 
https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif