Marca Maxmeio
PSD

Fábio Faria comemora aprovação do Conselho da UERN para criação do campus de Apodi17.09.2013

O deputado federal Fábio Faria (PSD) participou na manhã desta terça-feira (17) de reunião do Conselho Universitário (Consuni) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) onde defendeu o projeto. Fábio é autor da emenda de bancada que viabiliza a construção e equipamento da nova unidade de ensino superior que atenderá toda a região do Vale do Apodi. O Conselho, presidido pelo Reitor Milton Marques e integrado por pró-reitores, diretores de faculdades e representantes de professores, funcionários e estudantes, aprovou a criação da nova estrutura e cursos que serão oferecidos.

 

 


 

 “A UERN tem desempenhado um papel fundamental na maior oferta de vagas para o ensino superior no nosso Estado. Tem todo o apoio do nosso mandato para lutarmos também por recursos para manutenção das outras unidades. A bancada federal do nosso RN estará unida, com certeza, apoiando sempre a universidade”, disse Fábio Faria. 

O segundo vice-presidente da Câmara dos Deputados lembra que desde 2011 apresenta emendas parlamentares para a construção do campus. Uma parte dos recursos já está empenhada. Apodi é uma cidade com mais de mil jovens universitários, que se deslocam diariamente para Caraúbas ou Mossoró para cursar o ensino superior.

 

 

 

Conselho se reúne para decidir sobre implantação de novo campus da UERN em Apodi17.09.2013

 Deputado Fábio Faria, autor de emenda que viabiliza construção e equipamento do campus, foi ao Consuni defender o projeto

Deve ser definida nesta terça-feira (17) pelo Conselho Universitário (Consuni) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) a implantação de um novo campus na cidade de Apodi.

Reitor Milton Marques, pró-reitores, diretores de faculdades e representantes de professores, funcionários e estudantes estão reunidos na Reitoria, em Mossoró, para tratar do assunto. O deputado federal Fábio Faria (PSD) e o deputado estadual Gilson Moura (PV) estiveram na reunião onde puderam, mais uma vez, defender a ampliação da universidade na região do Vale do Apodi.

 

 

 


 “Estamos nessa luta com o povo de Apodi desde 2011, quando indicamos emenda parlamentar para a construção do campus. Já temos uma parte do investimento empenhada e temos a esperança de que o Consuni aprove o projeto. Apodi é uma cidade de universitários. Mais de mil jovens se deslocam diariamente para Caraúbas ou Mossoró para cursar o ensino superior. Além disso, o campus beneficiaria toda a região do Vale do Apodi”, argumenta Fábio Faria.

 

Fábio Faria se reúne com prefeitos e lideranças políticas17.09.2013

 

Nesta segunda-feira (16), o deputado Fábio Faria se reuniu com os prefeitos de Lagoa Danta, João Paulo; Nísia Floresta, Camila Ferreira; e de Apodi, Flaviano Monteiro; além de vereadores e lideranças destes municípios e ainda de Barcelona, ex-prefeito Vavá, e Júlio César, ex-vereador de Ceará Mirim. Nos encontros, análise da conjuntura política atualmente e a destinação de emendas para obras e ações.

 


 

 Com o ex-vereador Júlio César, o parlamentar tratou da duplicação da BR-406 no trecho que liga Natal à cidade de Ceará Mirim. "Vamos agendar uma audiência com o ministro dos Transportes, César Borges, para apresentarmos esse projeto e sua importância, considerando que teremos naquela região o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante e haverá grande demanda para o transporte de produtos e também de passageiros", explicou Fábio Faria.

 


Da reunião com o prefeito João Paulo, de Lagoa Danta, também participaram o vice-prefeito Ricardo André e o vereador Eriberto Moura. Acompanhando o prefeito de Apodi, Flaviano Monteiro, os vereadores Chico de Marinete e Genivan Varela. O principal assunto foi a implantação de um novo campus da UERN no município, que já conta com emendas indicados pelo deputado federal Fábio Faria.

 

 

Fábio Faria discute com prefeitos projeto de pavimentação da BR-104 no RN10.09.2013

Prefeitos do Rio Grande do Norte se reuniram na tarde desta terça-feira (10) com o segundo vice-presidente da Câmara dos Deputados, Fábio Faria (PSD/RN), para discutirem o projeto de pavimentação da BR-104, no trecho que vai de Macau a Coronel Ezequiel. A rodovia, que tem mais de 670 km de extensão, passa também pela Paraíba, Pernambuco e Alagoas. Apenas 117 km que passam pelo território potiguar ainda não são asfaltados.

 


“Entramos nessa luta junto com os prefeitos dos municípios beneficiados e vamos buscar apoio de toda a bancada federal do Rio Grande do Norte. Nossa proposta inicial é conseguirmos a pavimentação do trecho que liga os municípios de Cerro Corá e Lajes”, disse o deputado ao explicar a proposta. Os presidentes da Federação dos Municípios do RN (Femurn), Benes Leocádio, e da Associação dos Municípios do Seridó Ocidental, Vilton Cunha, também participaram da reunião.

“Não se trata de um projeto para beneficiar um ou dois municípios, essa obra é importante para as regiões Salineira, Central e Seridó”, afirmou o presidente da Femurn e prefeito de Lajes, Benes Leocádio. Segundo ele, esse tema será tratado com prioridade e a expectativa é que todos possam conseguir recursos junto ao Orçamento Geral da União ou a inclusão do projeto no Programa de Aceleração do Crescimento-PAC, do governo federal.

 

 

Fábio Faria recebe presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia10.09.2013

 

O segundo vice-presidente da Câmara dos Deputados, Fábio Faria (PSD/RN), recebeu na tarde desta terça-feira (10) a presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Denise Steiner, acompanhada dos ex-presidentes da entidade Omar Lupi, Marcelo Arnone e Arnóbio Pacheco. Entre os temas debatidos, a ampliação do fornecimento gratuito de medicamentos para o tratamento das vítimas de psoríase.

 


 

“A continuidade do tratamento permitirá qualidade de vida aos pacientes de psoríase, que é uma doença crônica, mas pode ser controlada. Vamos discutir esse pleito aqui na Câmara dos Deputados, e encaminhar uma indicação para que o Ministério da Saúde avalie a possibilidade desse atendimento. Um pleito justo, que visa ampliar o acesso à saúde pública da população de baixa renda”, disse Fábio Faria.

A psoríase geralmente aparece na fase adulta e, a partir da primeira manifestação, tende a se repetir. O tratamento, em geral, consiste em intervenções agudas durante o surgimento das lesões e um acompanhamento contínuo do dermatologista. Os remédios evoluíram nas últimas algumas décadas. Hoje, há medicamentos biológicos que surtem efeito em quadros graves, além de cremes bastante eficazes, conforme o dermatologista Marcelo Arnone, especialista na doença.

 

 

 

 

 

 

 

Fábio Faria indica Liga Norte-rio-grandense contra o câncer para receber Prêmio Dr. Pinotti09.09.2013

 

O segundo vice-presidente da Câmara dos Deputados, Fábio Faria (PSD/RN), indicou a Liga Norte-rio-grandense de Combate ao Câncer (LNCC) para receber o “Prêmio Dr. Pinotti – Hospital Amigo da Mulher”, concedido pela Casa anualmente às instituições que promovem acesso à saúde das mulheres em todo o país. A instituição já recebeu o diploma de “menção honrosa” e poderá ser uma das três selecionadas para a premiação principal em março do ano que vem.

 


 

“A Liga é uma das instituições de saúde de maior referência no nosso Estado, com serviços de extrema relevância que salvam vidas de milhares de mulheres vítimas de câncer de mama, do colo do útero. Um atendimento de qualidade, que merece toda a nossa atenção”, justifica Fábio Faria, que anualmente faz questão de destinar recursos de emenda parlamentar para apoio à Liga.

Em resposta o ofício do deputado confirmando a indicação, o superintendente Ricardo Curioso disse que “a Liga está profundamente sensibilizada com a indicação e agradecida pela confiança demonstrada no trabalho que vem sendo desenvolvido pela instituição há 64 anos”.

O Prêmio Dr. Pinotti é entregue uma vez por ano, na semana do dia 28 de maio, quando se comemora o Dia Mundial de Combate à Mortalidade Materna.

 

 

 

Fábio Faria solicita ao ministro das Cidades liberação de recursos para municípios do RN30.08.2013

 

 

O segundo vice-presidente da Câmara dos Deputados, Fábio Faria (PSD-RN), se reuniu com o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, esta semana, para solicitar o empenho das emendas ao Orçamento Geral da União (OGU) que beneficiam municípios do Rio Grande do Norte. 

 


 

 “O Ministério das Cidades é responsável por várias obras importantes para os pequenos municípios que necessitam de recursos para drenagem, esgotamento sanitário, pavimentação de ruas, por exemplo. A liberação das emendas que apresentei ao Ministério vai melhorar muito a qualidade de vida de milhares de pessoas do meu Estado", justifica Fábio Faria.

O ministro Aguinaldo Ribeiro explicou que nenhum parlamentar foi atendido devido ao atraso na votação do Orçamento deste ano, mas assegurou atendimento ao pleito do deputado Fábio Faria.

 

 

 

 

 

 

Fábio Faria participa de homenagem aos profissionais de Educação Física em Brasília29.08.2013

 

O Dia Profissional de Educação Física, comemorado em 1º de setembro, foi lembrado nesta quinta (29), na Câmara dos Deputados. Parlamentares e professores se encontraram para um café da manhã e depois foi realizada uma Sessão Solene no Plenário. Uma Pesquisa do Ministério da Saúde, com dados de 2012, revelou que mais da metade da população está acima do peso. O índice cresceu 8% desde 2006, quando a pesquisa começou.

Natal ocupa a 9ª posição no ranking de capitais com excesso de peso, com 52,2% da população nesta situação. Os especialistas apontam a falta de exercício físico como uma das principais causas. O segundo vice-presidente da Câmara, deputado Fábio Faria, alertou para a importância de expandir a prática esportiva entre a população.

 


 

“Eu fui atleta, cheguei a tenista profissional. Essa experiência só reforça o meu compromisso com os profissionais de Educação Física, com os atletas, pois conheço bem os benefícios da prática esportiva para a saúde e para vida. Nós temos visto os prejuízos causados pelo sedentarismo em outros países e essa passou a ser nossa realidade também. Temos que facilitar o acesso da população e incentivar a prática esportiva desde cedo”, afirmou.

 

Fábio Faria se reúne com presidente nacional do PSD em Brasília27.08.2013

 

O ex-prefeito de São Paulo e presidente nacional do Partido Social Democrático (PSD), Gilberto Kassab, recebeu nesta terça-feira (27) o deputado federal Fábio Faria, no escritório do partido em Brasília. Em pauta, a conjuntura política nacional e também no Rio Grande do Norte.


 

 


"O presidente Kassab afirmou estar muito satisfeito com o PSD em nível nacional, sua representatividade no Congresso Nacional, e disse que o Rio Grande do Norte é um dos estados mais importantes para o posicionamento da legenda atualmente", revelou Fábio Faria.

O parlamentar potiguar que já foi primeiro vice-líder do PSD na Câmara representa o partido na Mesa Diretora da Casa, como segundo vice-presidente. Faria está em seu segundo mandato.

Fábio Faria comemora liberação de recursos para transposição do Rio São Francisco21.08.2013

 

O Ministério da Integração Nacional assinou três novas ordens de serviço para o Projeto de Integração do Rio São Francisco este mês, autorizando a aplicação de mais de R$ 790 milhões no empreendimento. Do total, R$ 347,9 milhões serão destinados à construção de canais, estações de bombeamento, reservatórios e pontes no Eixo Leste. Os R$ 442,7 milhões restantes serão investidos nas construções de novos reservatórios no Eixo Norte.

 


 

“Essa importante obra vai garantir o abastecimento de mananciais dos estados mais atingidos pela seca. Só no Rio Grande do Norte a transposição vai levar água, continuamente, a 95 municípios ao estabilizar o volume das barragens de Santa Cruz e Armando Ribeiro Gonçalves e ao tornar os rios Apodi e Piranhas-Açu perenes", lembra o segundo vice-presidente da Câmara dos Deputados, Fábio Faria. Em discurso recente na tribuna da Casa, o deputado afirmou: "Isso é sinônimo de libertação para o povo que vive a mercê das condições do tempo ou de ajuda do governo. Eles vão poder se planejar, investir e prosperar”.

Segundo o governo, a aplicação dos recursos vai possibilitar a criação de mais de mil postos de trabalhos nesta fase. O projeto tem atualmente mais de 6 mil empregados. Desde o início do ano, foram emitidas dez ordens de serviços para o projeto. Dos 16 lotes de obras que compõem a construção do empreendimento, dois já estão concluídos: o Canal de Aproximação dos eixos Norte e Leste. Outros 12 ainda estão em andamento e os lotes 6 e 7 serão retomados com a conclusão do processo licitatório da Meta 3N, que já está em curso.

O projeto faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e tem conclusão prevista para 2015. O objetivo do empreendimento é garantir o fornecimento e abastecimento de água a mais de 390 municípios, localizados nos estados de Pernambuco, do Ceará, da Paraíba e do Rio Grande do Norte.

 

 

 

Fábio Faria preside sessão que aprova reestruturação do Magistério no Brasil20.08.2013

 

Nesta terça-feira (20), o segundo vice-presidente da Câmara dos Deputados, Fábio Faria (PSD/RN), comandou os trabalhos em Plenário durante votação da Medida Provisória 614/2013, a chamada MP do Magistério, que reestrutura a carreira de professores das universidades federais e também daqueles que atuam no ensino básico, técnico e tecnológico das demais instituições federais de ensino.

 


 

 O texto aprovado em Plenário também permite que fundações de apoio à pesquisa celebrem convênios com entidades privadas, empresas públicas e sociedades de economia mista para a realização de projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico. A matéria depende agora de aprovação do Senado.

Esse era o único item da pauta do dia na Câmara dos Deputados, pois os deputados e os senadores vão se reunir para decidir sobre os vetos da Presidência da República a vários projetos.

Os parlamentares vão se pronunciar sobre questões relacionadas à atuação dos médicos, itens da cesta básica que devem receber isenção e também sobre os recursos dos Fundos de Participação de Estados e Municípios (FPE e FPM).

 

 

Deputado Fábio Faria visita a cidade de Montanhas19.08.2013

 

O deputado federal Fábio Faria (PSD) aproveitou o domingo para visitar o município de Montanhas, na região Agreste, onde foi recebido pelo prefeito Algacir Januário (PSD), pelo vice-prefeito Caldas Neto, a ex-prefeita Otêmia e Nino Januário. Uma conversa informal sobre a conjuntura política do Rio Grande do Norte, especialmente da região onde o partido presidido pelo vice-governador Robinson Faria tem maior representatividade.

 


 

“Temos conversado com os prefeitos e lideranças municipais do PSD aqui no Estado, tivemos inclusive uma grande reunião nessa última sexta-feira em Natal, coordenada pelo nosso presidente Robinson Faria, e estamos trabalhando para que a oposição caminhe unida nas eleições do próximo ano. O PSD é um partido forte e sua meta é ser protagonista nacionalmente no pleito de 2014”, avalia Fábio Faria.

 

Fábio Faria indica medalha do Mérito Legislativo para Iberê e o ministro Emmanoel Pereira15.08.2013

 

O segundo vice-presidente da Câmara dos Deputados, Fábio Faria (PSD-RN), indicou os nomes do ex-governador Iberê Ferreira de Souza e do ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Emmanoel Pereira, para serem homenageados com a Medalha do Mérito Legislativo. A homenagem acontece uma vez ao ano e a solenidade será realizada em novembro, no Salão Negro da Casa.

 


 

“Apresentamos indicação de duas personalidades do meu Estado, Rio Grande do Norte, que têm relevantes serviços prestados ao país. Um ex-governador e ex-deputado federal por seis mandatos e um jurista brilhante, que honra a todos nós potiguares como ministro do TST”, defende Fábio Faria.

 

Emmanoel Pereira é bacharel em Direito, foi procurador-geral da Assembleia Legislativa do RN; consultor jurídico da Câmara Municipal de Natal; juiz auditor do Tribunal de Justiça Desportiva do RN; conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). É ministro do TST desde 30 de dezembro de 2002.

Iberê Ferreira de Souza também é advogado, foi adjunto da Promotoria Pública na cidade de Santa Cruz (RN). Iniciou sua vida política em 1969, como deputado estadual; em 1982, assumiu vaga na Câmara dos Deputados, onde permaneceu por seis mandados; em 2006, foi eleito vice-governador; e assumiu o governo em março de 2010.

 

 

Projeto de Fábio Faria que determina vistorias periódicas em prédios é aprovado por Comissão13.08.2013

 

A Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) da Câmara dos Deputados aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei 3370/2012 que cria a Política Nacional de Manutenção Predial e estabelece uma série de regras para garantir a segurança de edificações contra desabamentos e incêndios. Os sete projetos apensados a este também foram aprovados, através de Substitutivo do relator William Dib (PSDB-SP).

 


 

O PL 3507/2012, de autoria do deputado federal Fábio Faria (PSD-RN), apensado ao principal, visa identificar eventuais falhas de segurança que possam comprometer a estabilidade das construções e teve seu texto incorporado integralmente ao voto do relator. A proposta já está sendo analisada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC).

“Nossa preocupação é com a segurança das pessoas que vivem ou circulam por edifícios, definindo medidas preventivas e as competências de proprietários, construtores e gestores públicos responsáveis pela fiscalização. Sabemos que a maior causa dos desabamentos são falhas estruturais e falta de manutenção. Com vistorias periódicas, vários acidentes podem ser evitados”, explicou o segundo vice-presidente da Câmara dos Deputados.

O texto determina que as inspeções técnicas devem avaliar o estado geral da edificação quanto à segurança, à solidez e funcionalidade a cada cinco anos. A medida será válida em todo território nacional, em edificações residenciais, comerciais, locais de prestação de serviço e prédios onde se realizam reuniões públicas.

 

 

Projeto de Fábio Faria incentiva boa conduta de motoristas07.08.2013

 

No ano passado, mais de 60 mil brasileiros perderam a vida em acidentes de trânsito. As mudanças na legislação, com ênfase em punições mais rigorosas aos motoristas que desrespeitam o Código de Trânsito não conseguiram alcançar o efeito esperado. Educação no trânsito e incentivo à prática da direção defensiva são medidas que ajudam a reduzir o número de acidentes. Nesse sentido, o deputado federal Fábio Faria (PSD-RN) propõe uma política com ênfase na boa conduta dos motoristas. O Projeto de Lei 6034/2013 estabelece uma premiação para os motoristas que não cometeram infração de trânsito no período de um ano.

 


 

“O projeto é inovador ao mudar o foco da punição para a recompensa. Os condutores que não cometerem infrações de trânsito vão participar de um sorteio e podem receber um valor em dinheiro. Nosso objetivo é incentivar as pessoas a respeitarem a legislação. A questão do trânsito é muito grave, muitas famílias têm sido destruídas e também há um gasto enorme para arcar com as consequências de tantos acidentes. Estamos apresentando uma nova forma de lidar com o problema, com a expectativa de que a recompensa tenha um efeito melhor do que a punição conseguiu até hoje”, afirmou o deputado ao defender a proposta.

O segundo vice-presidente da Câmara dos Deputados entende que a obediência às normas de trânsito contribui intensamente para a redução de acidentes. Conforme a proposta, os recursos viriam da arrecadação com multas de trânsito que hoje devem ser aplicados, exclusivamente, em sinalização, engenharia de tráfego, de campo, policiamento, fiscalização e educação de trânsito. 

Dados sobre trânsito - A revista Veja desta semana publicou matéria de capa sobre os acidentes de trânsito no país. De acordo com a publicação, a Alemanha já conseguiu baixar o número de mortes no trânsito em 81% nos últimos 40 anos; na China, onde os acidentes de trânsito já eram o maior causador de mortes no país entre os cidadãos até 45 anos, esse número caiu 43% em 10 anos; a Austrália, em 20 anos, conseguiu reduzir 40% a mortalidade no trânsito.

No Brasil, que registrou 60.752 mortes no ano passado, o trânsito já mata mais do que homicídios e câncer.  A pesquisa, divulgada pela revista, também mostra que em mais de 90% dos casos, os acidentes são causados por erro ou negligência humana e as principais vítimas (43%) são jovens entre 18 e 34 anos. O Brasil tem a quinta maior taxa de mortes no trânsito do planeta, segundo dados do Ministério da Saúde.