Marca Maxmeio
PSD

Fábio Faria se reúne com presidente da Femurn10.10.2013

 O presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), Benes Leocádio, visitou o segundo vice-presidente da Câmara dos Deputados, Fábio Faria (PSD/RN), onde foi discutido o projeto de pavimentação da BR-104, no trecho que vai de Macau a Coronel Ezequiel. Também participaram da reunião o prefeito de Fernando Pedroza, Daniel Pereira, o diretor executivo da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Seridó (Adese), Petrúcio de Lima.


“A Femurn já fez um ofício, bem fundamentando, solicitando nosso empenho assim como de todos os deputados federais e senadores para este importante empreendimento. Já encaminhamos o pleito, com apoio da bancada do partido, o PSD, para o Ministério dos Transportes. Temos certeza que o ministro César Borges compreenderá os benefícios que trará ao Rio Grande do Norte essa obra”, disse Fábio Faria.

A rodovia BR-104, tem mais de 670 km de extensão, passa também pela Paraíba, Pernambuco e Alagoas. Apenas 117 km que passam pelo território potiguar ainda não são asfaltados. No Rio Grande do Norte, a BR-104 passa por Macau, Afonso Bezerra, Pedro Avelino, Lajes, Cerro Corá, Campo Redondo, Coronel Ezequiel e Jaçanã.

 


 

 


 

Prazo para renovação de outorga de rádios comunitárias termina em 30 de novembro09.10.2013

 

As rádios comunitárias têm até 30 de novembro para pedir a renovação de suas outorgas. Segundo o Ministério das Comunicações, cerca de 600 emissoras estão com autorizações vencidas no país. Várias outorgas de rádios comunitárias venceram e as entidades responsáveis não pediram a renovação. 

 


 O alerta é do gabinete do deputado federal Fábio Faria (PSD) que tem atuado no apoio às rádios comunitárias do Rio Grande do Norte. "A emissora que estiver com a outorga vencida e deixar de pedir a renovação até o dia 30 de novembro terá a autorização extinta”, lembra Emanoel Bezerra, assessor do deputado. 

A autorização para executar o serviço de radiodifusão comunitária tem validade de dez anos e pode ser renovada por igual período. 

As emissoras que devem pedir a renovação agora são aquelas que receberam as primeiras outorgas, entre 1999 e 2001, vencidas dez anos depois, quando ainda não havia uma norma regulamentando o processo de renovação. Por isso, essas emissoras puderam continuar funcionando de forma provisória até agora.

 

 

 

Câmara dos Deputados faz homenagem aos 25 anos da Constituição Cidadã09.10.2013

 Uma sessão solene foi realizada no Plenário da Câmara dos Deputados na manhã desta quarta-feira (9) em homenagem aos 25 anos da Constituição Federal de 1988, promulgada no dia 5 de outubro. A sessão contou com a presença da presidente Dilma Rousseff e do presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, além do presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros.

 


 Segundo vice-presidente da Câmara dos Deputados, Fábio Faria (PSD/RN) participou da sessão solene que também homenageou 60 parlamentares que fizeram parte da Constituinte de 1988, entre eles a ex-governadora do Rio Grande do Norte e atual vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria (PSB), uma das 25 mulheres que integravam o grupo de 513 parlamentares.

“A Constituição Federal de 1988 representou o nascimento de um documento máximo de abertura democrática para o nosso país. E inovou em aspectos essenciais, especialmente no que se refere à gestão das políticas públicas, por meio do princípio da descentralização político-administrativa, alterando normas e regras centralizadoras e distribuindo melhor as competências entre o poder central (União), Estados e Distrito Federal, e municípios”, destaca o deputado Fábio Faria.

MEDALHAS - As medalhas de ouro foram entregues às presidências da República, da Câmara dos Deputados, do Senado Federal e do Supremo Tribunal Federal. Já as de prata foram concedidas ao ex-presidente da República e atual senador José Sarney, autor da proposta que convocou a Assembleia Constituinte; aos parlamentares em exercício que atuaram durante a Constituinte; e a outros constituintes indicados pelos líderes de partidos. As de bronze foram entregues a colaboradores, entre os quais alguns jornalistas que se destacaram na cobertura política à época.

 

 

 

Fábio Faria apoia campanha para pôr fim à crueldade contra animais08.10.2013

 O segundo vice-presidente da Câmara dos Deputados, Fábio Faria (PSD/RN), aceitou convite da Sociedade Internacional de Proteção aos Animais (Protecting Animals Worldwide) para apoiar a campanha ‘Eu me declaro livre de crueldade’, contra a realização de teste de produtos cosméticos e ingredientes em animais.  

 


 “Apoio a campanha porque a indústria tem condições de buscar alternativas para que os testes sejam realizados sem expor coelhos, macacos, camundongo e outros animais a dor e sofrimento. Empresas bem-sucedidas já aderiram a essa política, sem perder mercado. É também uma tendência mundial e o Brasil tem que se adequar a essa mudança de postura”, afirmou o deputado federal ao elogiar a campanha.

A Sociedade de Proteção aos Animais defende mudanças na legislação para que sejam proibidos novos testes de produtos em animais e também quer a proibição da venda de cosméticos que tenham passado por esse tipo de teste. A organização afirma que em pesquisa recente 66% dos brasileiros apoiam o fim desses experimentos assim como foi feito na Europa e em Israel.

 

 

Fábio Faria tem audiência com ministro Aldo Rebelo em Brasília02.10.2013

 Depois de acompanhar a presidente Dilma Roussef em cerimônia de inauguração de três novos campi do Instituto Técnico Federal (IFRN) no Rio Grande do Norte, o deputado federal Fábio Faria (PSD) voltou a Brasília para uma audiência com o ministro do Esporte, Aldo Rebelo. Faria solicitou a liberação de recursos para a construção de campos de futebol, ginásios e uma praça da juventude. Os novos equipamentos vão atender os moradores das cidades de Jardim de Piranhas, Florânia, Lagoa D’anta, Lagoa de Pedra e Tibau.


“Destinei mais de um R$ 1,8 milhão em emendas ao Ministério do Esporte que vão permitir a construção de novos equipamentos esportivos, importantes para a saúde, qualidade de vida e socialização de milhares de jovens”, justifica Fábio Faria. O ministro Aldo Rebelo reconhece a importância do investimento e assegurou atenção especial aos projetos apresentados pelo deputado.

A Praça da Juventude é um projeto que alia saúde, bem estar e qualidade de vida a atividades socioeducativas diversificadas, que incentivam a inclusão digital e a produção cultural e científica, constituindo-se em um amplo espaço de convivência comunitária. É uma área de, no mínimo, sete mil metros quadrados com um grande ginásio poliesportivo, e outros equipamentos, como pista para salto e caminhadas, área de exercícios e alongamento, campo de futebol society, pista para skate, teatro de arena com palco, entre outros.

 

 

Fábio Faria participa da inauguração dos novos campi do IFRN em Ceará Mirim02.10.2013

 A presidenta Dilma Rousseff foi ao Rio Grande do Norte, nesta quarta-feira (2), para inaugurar mais três campi do IFRN, instalados nas cidades de Ceará Mirim, São Paulo do Potengi e Canguaretama. O deputado federal Fábio Faria (PSD), segundo vice-presidente da Câmara dos Deputados, seguiu na comitiva presidencial ao lado dos ministros Aloízio Mercadante, da Educação, e Garibaldi Filho, da Previdência, além dos deputados federais Fátima Bezerra (PT), Sandra Rosado (PSB) e João Maia (PR). Mais de quatro mil alunos formados pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) acompanharam a cerimônia no ginásio de esportes de Ceará Mirim. 

 

 


 

“O governo federal demonstra que Educação é tratada com prioridade e o Rio Grande do Norte tem sido muito bem contemplado com 17 novas unidades do IFRN desde 2002, já presente em todas as regiões do Estado. O instituto técnico federal tem sido uma porta fundamental para garantir o acesso ao mercado de trabalho, com cursos voltados para as necessidades das indústrias e empresas, ampliando as chances desses jovens”, disse Fábio Faria. Os 19 campi têm capacidade para atender mais de 18 mil alunos.

Fábio Faria recebe agentes penitenciários que lutam pela votação da PEC 30826.09.2013

A Proposta de Emenda a Constituição 308/2004 eleva os agentes penitenciários à categoria de Polícia Penal. O texto regulamenta a profissão e estabelece a competência dos agentes, como a responsabilidade pela guarda das unidades prisionais e atuação de caráter preventivo e ostensivo para impedir o tráfico nos presídios. A PEC ainda não foi analisada pela Câmara dos Deputados, onde precisa ser aprovada em dois turnos por, no mínimo, 308 votos. Representantes da categoria solicitaram apoio ao segundo vice-presidente, Fábio Faria (PSD/RN

 


 

 “Esta é uma matéria importante, que contribui para a valorização da categoria e consequentemente para a segurança pública. Vamos conversar com o líder do nosso partido, já que a priorização da pauta é definida em reunião dos líderes. A PEC exige alto quórum para aprovação e precisa ser amplamente discutida antes de ir ao Plenário”, explicou o deputado.

 

 

 

 

 

 

 

Fábio Faria cobra do governo federal as ações prevista no programa de combate ao crack26.09.2013

 O Brasil é o maior mercado consumidor de crack no mundo e já ocupa a segunda colocação no ranking de consumo de cocaína. Esses dados, constatados pela Universidade de São Paulo, foram recentemente confirmados pela Fundação Oswaldo Cruz. A pesquisa, divulgada na semana passada, revela que há, no Brasil, 370 mil usuários regulares de crack. Desse total, a maior parte, cerca de 148 mil consumidores, está na região Nordeste.

 


 A disseminação do crack, que se caracteriza por ser uma droga barata, de fácil acesso e com poder de destruição moral e físico impressionantes, foi tema do discurso feito pelo segundo vice-presidente da Câmara dos Deputados. Fábio Faria (PSD/RN) que, desde 2009 preside a Frente Parlamentar Mista de Combate ao Crack, cobrou do governo federal o investimento prometido no lançamento do programa “Crack, é possível vencer”.

“Essas pesquisas alertam para o caminho perigoso que estamos seguindo. Enquanto no resto do mundo o consumo cai, no Brasil só constatamos o aumento no número de usuários de drogas. O governo federal anunciou investimentos de mais de 4 bilhões de reais para garantir uma rede de assistência capaz de atender viciados em crack, mas depois do lançamento quase nada foi feito”, alertou o parlamentar. O programa “Crack é preciso vencer” previa ações de 2012 a 2014, mas até agora, apenas um terço do total anunciado foi investido.

Fábio Faria usou como exemplo a parceria que deveria ser firmada entre o governo federal e comunidades terapêuticas, mantidas por instituições sem fins lucrativos, como igrejas e associações. Para ampliar a rede de acolhimento, o governo federal reservou cerca de R$ 132 milhões para serem investidos em 2012, mas nada foi repassado a essas entidades a fim de subsidiar os custos com os internos. Em 2013, o quadro se repete com apenas 21% dos recursos empenhados e apenas 0,02% de fato repassados.

O deputado também lembrou que o trabalho realizado pela Frente Parlamentar e pela Comissão Especial, criada para estudar esse tema, constatou que o combate efetivo as drogas depende de uma ação integrada que vá da repressão ao atendimento e reinserção social do dependente químico. O trabalho ainda revelou que o Brasil não tinha política, nem projeto para combater o avanço das drogas. Fábio Faria reforçou que o programa “Crack, é Preciso Vencer” é uma importante iniciativa e não pode cair em descrédito.

 

 

 

 

Fábio Faria participa de audiência sobre a situação da saúde na região do Vale do Açú19.09.2013

 O deputado federal Fábio Faria (PSD/RN) participou, nesta quinta-feira (19), no auditório da Câmara Municipal de Assú, da audiência pública sobre as dificuldades encontradas pelos 12 municípios do Vale do Açú para prestar atendimento de saúde aos moradores da região.

 

 


 

No discurso, o deputado federal Fábio Faria se comprometeu a indicar recursos para ajudar a recuperar o Hospital Nelson Inácio dos Santos, localizado em Assú, e que atende os mais de 130 mil habitantes da região do Vale.  “Sabemos que esse hospital é o primeiro a ser procurado pelos moradores desses 12 municípios, apesar da sua importância, segundo os relatos apresentados, não vem recebendo a atenção devida do governo estadual. Eu irei apresentar uma emenda no valor de um milhão de reais para que possam ser adquiridos materiais, equipamentos ou restaurada a infraestrutura, o que for possível para retirar o hospital dessa situação de abandono em que se encontra”, afirmou o parlamentar.

Além do deputado, participaram do encontro o secretário estadual de Saúde, Luiz Roberto Fonseca, deputados estaduais, prefeitos e secretários municipais dos municípios de Assú, Alto do Rodrigues, Angicos, Carnaubais, Fernando Pedroza, Ipanguaçu, Itajá, Paraú, Pendências, Porto do Mangue, São Rafael e Triunfo Potiguar.

Fábio Faria se reúne com prefeitos de Felipe Guerra e Severiano Melo18.09.2013

Depois de acompanhar em Mossoró a reunião do Conselho da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), que aprovou a implantação de um novo campus na cidade de Apodi, nessa terça-feira (17), o deputado federal Fábio Faria (PSD) visitou outros dois municípios na região Oeste: Severiano Melo e Felipe Guerra.

 


 Em Severiano Melo, o deputado se reuniu com o prefeito Dagoberto Bessa (PSD) para discutirem as prioridades de investimentos. Faria destinou emenda no valor de R$ 300 mil para a ampliação e equipamento de uma unidade de saúde. No fim da tarde, o deputado foi a Felipe Guerra, município que comemora 50 anos de emancipação política. Fábio Faria foi recebido pelo prefeito Haroldo Ferreira (PSD) e pelo vice-prefeito Paulo Guilherme (PTB).

“Trazemos a boa notícia da ampliação da rede de ensino superior aqui na região, com a confirmação de que a UERN terá um campus em Apodi. Milhares de jovens das cidades vizinhas, como Felipe Guerra e Severiano Melo, também serão beneficiados”, comemora o deputado Fábio Faria, autor da emenda parlamentar que permitirá a construção e equipamento do novo campus universitário.

 

 

Fábio Faria comemora aprovação do Conselho da UERN para criação do campus de Apodi17.09.2013

O deputado federal Fábio Faria (PSD) participou na manhã desta terça-feira (17) de reunião do Conselho Universitário (Consuni) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) onde defendeu o projeto. Fábio é autor da emenda de bancada que viabiliza a construção e equipamento da nova unidade de ensino superior que atenderá toda a região do Vale do Apodi. O Conselho, presidido pelo Reitor Milton Marques e integrado por pró-reitores, diretores de faculdades e representantes de professores, funcionários e estudantes, aprovou a criação da nova estrutura e cursos que serão oferecidos.

 

 


 

 “A UERN tem desempenhado um papel fundamental na maior oferta de vagas para o ensino superior no nosso Estado. Tem todo o apoio do nosso mandato para lutarmos também por recursos para manutenção das outras unidades. A bancada federal do nosso RN estará unida, com certeza, apoiando sempre a universidade”, disse Fábio Faria. 

O segundo vice-presidente da Câmara dos Deputados lembra que desde 2011 apresenta emendas parlamentares para a construção do campus. Uma parte dos recursos já está empenhada. Apodi é uma cidade com mais de mil jovens universitários, que se deslocam diariamente para Caraúbas ou Mossoró para cursar o ensino superior.

 

 

 

Conselho se reúne para decidir sobre implantação de novo campus da UERN em Apodi17.09.2013

 Deputado Fábio Faria, autor de emenda que viabiliza construção e equipamento do campus, foi ao Consuni defender o projeto

Deve ser definida nesta terça-feira (17) pelo Conselho Universitário (Consuni) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) a implantação de um novo campus na cidade de Apodi.

Reitor Milton Marques, pró-reitores, diretores de faculdades e representantes de professores, funcionários e estudantes estão reunidos na Reitoria, em Mossoró, para tratar do assunto. O deputado federal Fábio Faria (PSD) e o deputado estadual Gilson Moura (PV) estiveram na reunião onde puderam, mais uma vez, defender a ampliação da universidade na região do Vale do Apodi.

 

 

 


 “Estamos nessa luta com o povo de Apodi desde 2011, quando indicamos emenda parlamentar para a construção do campus. Já temos uma parte do investimento empenhada e temos a esperança de que o Consuni aprove o projeto. Apodi é uma cidade de universitários. Mais de mil jovens se deslocam diariamente para Caraúbas ou Mossoró para cursar o ensino superior. Além disso, o campus beneficiaria toda a região do Vale do Apodi”, argumenta Fábio Faria.

 

Fábio Faria se reúne com prefeitos e lideranças políticas17.09.2013

 

Nesta segunda-feira (16), o deputado Fábio Faria se reuniu com os prefeitos de Lagoa Danta, João Paulo; Nísia Floresta, Camila Ferreira; e de Apodi, Flaviano Monteiro; além de vereadores e lideranças destes municípios e ainda de Barcelona, ex-prefeito Vavá, e Júlio César, ex-vereador de Ceará Mirim. Nos encontros, análise da conjuntura política atualmente e a destinação de emendas para obras e ações.

 


 

 Com o ex-vereador Júlio César, o parlamentar tratou da duplicação da BR-406 no trecho que liga Natal à cidade de Ceará Mirim. "Vamos agendar uma audiência com o ministro dos Transportes, César Borges, para apresentarmos esse projeto e sua importância, considerando que teremos naquela região o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante e haverá grande demanda para o transporte de produtos e também de passageiros", explicou Fábio Faria.

 


Da reunião com o prefeito João Paulo, de Lagoa Danta, também participaram o vice-prefeito Ricardo André e o vereador Eriberto Moura. Acompanhando o prefeito de Apodi, Flaviano Monteiro, os vereadores Chico de Marinete e Genivan Varela. O principal assunto foi a implantação de um novo campus da UERN no município, que já conta com emendas indicados pelo deputado federal Fábio Faria.

 

 

Fábio Faria discute com prefeitos projeto de pavimentação da BR-104 no RN10.09.2013

Prefeitos do Rio Grande do Norte se reuniram na tarde desta terça-feira (10) com o segundo vice-presidente da Câmara dos Deputados, Fábio Faria (PSD/RN), para discutirem o projeto de pavimentação da BR-104, no trecho que vai de Macau a Coronel Ezequiel. A rodovia, que tem mais de 670 km de extensão, passa também pela Paraíba, Pernambuco e Alagoas. Apenas 117 km que passam pelo território potiguar ainda não são asfaltados.

 


“Entramos nessa luta junto com os prefeitos dos municípios beneficiados e vamos buscar apoio de toda a bancada federal do Rio Grande do Norte. Nossa proposta inicial é conseguirmos a pavimentação do trecho que liga os municípios de Cerro Corá e Lajes”, disse o deputado ao explicar a proposta. Os presidentes da Federação dos Municípios do RN (Femurn), Benes Leocádio, e da Associação dos Municípios do Seridó Ocidental, Vilton Cunha, também participaram da reunião.

“Não se trata de um projeto para beneficiar um ou dois municípios, essa obra é importante para as regiões Salineira, Central e Seridó”, afirmou o presidente da Femurn e prefeito de Lajes, Benes Leocádio. Segundo ele, esse tema será tratado com prioridade e a expectativa é que todos possam conseguir recursos junto ao Orçamento Geral da União ou a inclusão do projeto no Programa de Aceleração do Crescimento-PAC, do governo federal.

 

 

Fábio Faria recebe presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia10.09.2013

 

O segundo vice-presidente da Câmara dos Deputados, Fábio Faria (PSD/RN), recebeu na tarde desta terça-feira (10) a presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Denise Steiner, acompanhada dos ex-presidentes da entidade Omar Lupi, Marcelo Arnone e Arnóbio Pacheco. Entre os temas debatidos, a ampliação do fornecimento gratuito de medicamentos para o tratamento das vítimas de psoríase.

 


 

“A continuidade do tratamento permitirá qualidade de vida aos pacientes de psoríase, que é uma doença crônica, mas pode ser controlada. Vamos discutir esse pleito aqui na Câmara dos Deputados, e encaminhar uma indicação para que o Ministério da Saúde avalie a possibilidade desse atendimento. Um pleito justo, que visa ampliar o acesso à saúde pública da população de baixa renda”, disse Fábio Faria.

A psoríase geralmente aparece na fase adulta e, a partir da primeira manifestação, tende a se repetir. O tratamento, em geral, consiste em intervenções agudas durante o surgimento das lesões e um acompanhamento contínuo do dermatologista. Os remédios evoluíram nas últimas algumas décadas. Hoje, há medicamentos biológicos que surtem efeito em quadros graves, além de cremes bastante eficazes, conforme o dermatologista Marcelo Arnone, especialista na doença.